Bolsa de estudo na Itália: Como fazer para se candidatar?

Certamente obter uma bolsa de estudo na Itália pode ser muito complicado, por isso, diversas pessoas desistem nesse sonho que carregaram por muito tempo.

Entretanto, existem muitas oportunidades para quem ainda tem condições de investir no futuro, na intenção de adquirir uma bolsa integral para estudar na Itália.

Em resumo, sei que ainda existem muitas pessoas com dúvida a respeito desse assunto, separei aqui neste artigo, algumas dicas sobre como conseguir esse feito.

Todas as dicas foram baseadas em fatos e informações colhidas de sites de universidades que se encontram hospedadas na Itália.

Está curioso? Gostaria de saber mais a respeito?

Então, fique comigo até o final deste artigo e boa leitura.

Bolsa de estudo na Itália através das universidades

De fato, muitas universidades italianas têm o hábito de oferecer bolsas de estudo de acordo com o mérito dos candidatos.

Como por exemplo: A Universidade de Pádova e a Universidade de Bolonha. Os editais normalmente são abertos todos os anos e o valor da bolsa varia entre 900 e 1000 Euros por mês, mais a invenção de todas as taxas universitárias.

Para concorrer a cada uma dessas bolsas independente do seu curso escolhido.

A princípio, é necessário cumprir alguns requisitos que coloquei abaixo:

  • Não ter nacionalidade italiana;
  • Não ter estudado em uma instituição italiana;
  • Ter sido aceito em um curso da universidade, ministrado em inglês;
  • Não ser beneficiário de outro tipo de bolsa;
  • Poder tirar um visto de estudos para Itália.

Atenção: As exigências que foram mencionadas acima, se encontra nos editais das universidades, contudo, os editais mudam todos os anos.

Portanto, você deverá ficar de olho para saber se as exigências continuam as mesmas.

Bolsa de estudo na Itália: candidatura

Para encontrar os editais e se candidatar, sem dúvida será necessário entrar na página de cada Universidade que você tem interesse e fazer a pesquisa.

Normalmente essa informação estará em destaque na página principal dos, ou na página principal para os alunos estrangeiros.

O edital não é uma informação difícil de ser encontrada. Basta procurar com atenção no site da universidade que tudo ficará bem.

Como conseguir bolsa de estudo na Itália através do governo italiano?

O governo italiano abre o edital de bolsa de estudo na Itália todos os anos.

Através do Ministério Degli Affari Esteri e Della Cooperazione Internazionale (MAECI), para estrangeiros e cidadãos italianos que não residam na Itália.

Essa bolsa é específica para mestrado ou doutorado em qualquer área, com o tempo de duração de 6 meses, curso avançado de italiano ou de Cultura italiana por 3 meses ou formação profissional em artes, música ou dança.

A bolsa inclui a isenção do pagamento da taxa de matrícula, porém esse benefício vai depender da Universidade que você escolheu.

Além da isenção do pagamento da taxa, você irá receber um auxílio financeiro mensal no valor de 900 Euros.

A bolsa dependendo do curso escolhido poderá ser Renovada para até 9 meses. Embora seja complicado conseguir essa aprovação.

Pré-requisitos para realizar a candidatura

A fim de ajudar, segue abaixo a lista que preparei com todos os pré-requisitos necessários para se candidatar a esse tipo de bolsa:

  • Ter um certificado de inglês ou italiano ( certificado esse que irá depender do idioma das aulas ministradas);
  • Não está vivendo na Itália;
  • Ter até 28 anos para mestrado em formação profissional;
  • Ter até 30 anos para doutorado;
  • Ter até 40 anos para projeto de pesquisa;
  • Ter um diploma compatível com a candidatura.

Essas foram as dicas que tinha para você a respeito de bolsa de estudo na Itália, e como você pode fazer para conseguir a sua.

Espero que tenha gostado. Aproveite esta e muitas outras dicas que se encontram aqui no nosso blog à sua disposição.