Cidadania Italiana

Para ter o direito ao pedido da Cidadania Italiana, será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito do antepassado Italiano;
  • + a Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito do FILHO do antepassado Italiano 
  • + as mesmas certidões do neto do antepassado e assim por diante até chegar no Requerente

Exemplo: se o seu Trisavô veio da Itália em 1880 e teve o seu Bisavô no Brasil, consequentemente o seu avô, seu pai e você nasceram no Brasil, então precisará da Certidão de Nascimento de Todos estes antepassados e da sua, o mesmo acontece com a certidão de casamento e tambem com o óbito de todos, que já faleceram.

Não se preocupe que podemos ajudar nesta busca, não é tão complicado como parece.

Passo a passo para o pedido da cidadania Italiana

Localizar Certidões

Primeiro Passo: Localizar as certidões no Brail e na Itália e verificar se tem erro de grafia, para ser corrigida

Agendamento no Consulado

Mesmo que pretenda fazer o pedido da cidania na Itália, não deixe de fazer o agendamento no Consulado, não tem custo e se o consulado mais proximo ....

Conferência de erros de Grafia

Agora é necessario verificar se o nome do italiano na certidão de nascimento esta escrito igual aos da certidões Brasileiras onde constam o nome dele

Tradução Juramentada e Apostilamento

Com toda a documentação reunida, sem nenhum erro de grafia, agora é hoar de fazer a tradução e o apostilamento para a apresentação no Consulado ou na Itália

saiba mais

Tira todas as dúvidas

Sendo descendente de um Italiano, idependente do grau de parentesco, todos tem o direito a cidadania Italiana. A cidadania é como se fosse uma erança que se passa de pais para filhos e os descentes nascem com este direito, podendo exerce-lo ou não, mas se seu pai ou avô não fez o pedido, isso não impede que você faça, já que nasceu com o direito.

É obrigatório a apresentação da certidão de nascimento, casamento e óbito do Italiano (antepassado) + as mesmas certidões do filho dele + as mesmas certidões do Neto dele e etc, até chegar no Requerente. É necessario tambem que o Italiano não tenha renunciado a cidadania Italiana, mas isso é simples de consultar.

A lei Italiana diz que você só pode fazer o pedido da cidadania na Italia, se for residente, ou seja, primeiro tem que tem um imovel alugado devidamente registrado e depois poderá fazer o pedido da cidadania. O pedido noramente leva 20 ou 30 dias além do tempo que o consulado italiano no Brasil demora para responder a Não Renuncia do seu antepassado Italiano, a cidadania Italiana. Este tempo varia muito, por exemplo: SP e Brasilia levam em torno de 60 a 90 dias – Curitiba, BH, Porto Alegre e RJ levam em torno de 45 dias. Então se alguem te oferece a cidadania sem saber o estado que seu antepassado vivieu no Brasil e onde o pedido da Não renuncia sera Feito, e este prazo for inferior a 60 dias, desconfie, pois provavelmente estão agindo contra a lei e milhares de cidadania são canceladas todos os anos por isso.

Os consulados tem prazo muito diferentes, segue a estimativa: SP – 12 anos ; RJ – 3 anos ; POA – 2 anos ; BH – 4 meses ; Brasilia 10 anos.

O ideal é sempre entrar no site do consulado mais proximo para saber o prazo e fazer o pedido conforme as orientações deles. Todos os consulados mantem o site atualizado e com tudo que você precisa saber, não custa nada ler.

Como dissemos, a cidadania Italiana é um direito de nascimento, o qual você decidiu exercer. Se tiver as documentações certas, não tem o que impedi você de ser cidadão Italiano, pelo menos em quando a lei não mudar.

Não conheço nada que não de trabalho, fazer pesquisas historicas normalmente um especialista leva em torno de 3 meses para concluir com aproximadamente 15 horas de empenho, já uma pessoa que faz pela primeira vez em média leva de 1 a 2 anos com aproxidamente 100 horas de pesquisas, telefonemas e muitos emails.

Não, você não precisa alterar seus documentos. A correção de grafia é uma anotação autorizada por um juiz, nas certidões Brasileiras falando que o nome do seu antepassado foi registrado errado no Brasil, mas é só uma anotação na certidão em inteiro teor.

Não tem com. Se se casou após 1983, tera que fazer a prova de fluencia e ter aprovação para o nivel B1 de Italiano. É uma prova difícil, não da para fazer sem estudar pelo menos 1 ano.

Caso tenha dúvidas no processo ou precise de ajuda

Porque você deve fazer o seu Curso de Idiomas com a gente

01  As melhores escolas

Qualidade de ensino e estrutura é muito importante para nós. Por isso, aqui você encontra opções de cursos nas melhores escolas de idioma do mundo.

02 Qualidade hexacampeã

Com três décadas de história, a CI é a única empresa de intercâmbio eleita por 6 vezes a melhor do Brasil

03 Com você o tempo todo

Só a CI você tem atendimento 7 dias por semana via telefone, e-mail, chat e até WhatsApp. Tudo para te atender antes, durante e depois da viagem

04  Diversidade de opções

Temos um catálogo extenso, com inúmeras opções de cursos, países, cidades e idiomas para todos os gostos e bolsos

A ITALIA TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA

Confira os serviços que podem ser adquiridos junto com sua viagem

Passagens aéreas

Temos opções de passagens para estudantes com vantagens ou até mesmo valores especiais

Seguros para Viagem

Praticamente um item obrigatório para quem vai estudar fora. Faça uma cotação on-line agora mesmo

CI Travel Money

O cartão CI Travel Money é, sem dúvida, a opção mais segura e prática para levar dinheiro na sua viagem

Passeios

Conheça as principais atrações do seu destino sem preocupações: é só reservar os passeios antes de viajar

Emissão de Vistos

A CI te dá toda a assessoria necessária no processo de emissão de vistos para que você tenha uma experiência incrível no exterior